Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


FAÇA DA SUA VIDA UM VÍDEO CLIPE

A não ser que vocês não gostem de vídeo clipe. Quando era jovem adorava, e passava horas diante daqueles canais de tv esfervilhantes, deliciando-me com meus cantores e hits favoritos.

É que descobri isso sem querer - e em relação àquelas musiquinhas de celular. Se vocês observarem bem, elas refletem muito de quem somos; elas colorem as nossas horas com um clima engraçado e têm a capacidade de levantar o nosso humor quando o celular toca justo naquele momento estressante, ou ainda nos reanima n'outros.

Exemplos? Coloquei para  me despertar de manhã a Nona Sinfonia de Bethoven. A música no original é marcada pelo acompanhamento de um magnífico coral entusiasta, que parece celebrar euforicamente, de fato, as alegrias da vida. Pois instintivamente coloquei esta música para me despertar de manhã... naquele instante em que, em muitos dias da semana e do cansaço, podemos sair da cama com qualquer estado de espírito: menos com a disposição de celebrar euforicamente as alegrias da vida!

Passei a prestar atenção. O toque padrão do meu telefone é o Sinfonia 25, de Mozart, baixado da internet, meu compositor clássico preferido. Quem conhece sabe: a música parece acompanhar com empolgação a correria da vida, de modo que, ouvindo-a, a percebemos surpreendentemente adequada para o ritmo alucinante dos nossos dias atuais... portanto, para aqueles momentos em que, sobre a nossa mesa do escritório, o celular toca e temos que disparar à toda, tropeçando nas cadeiras, desde lá do outro lado de uma imensa Secretaria, onde tratávamos de algum assunto urgente ou almoçávamos na copa - principalmente se o telefonema é aquele esperado e não queremos perdê-lo de jeito nenhum! N'outro dia caiu a ficha e ri de mim mesma. A cena era digna de um filme de comédia: aquela música tocando e eu correndo feito uma idiota Secretaria adentro para atender.

Há um tempo atrás a escolhida serviu para me levantar o ânimo numa situação profissional altamente estressante: pus Don't Worry, Be Happy (Não se Preocupe, Seja Feliz). Era uma ajuda pequena; sempre que tocava, aquela musiquinha era um lembrete de como deveria situar meu estado de espírito para transcender a situação... e no fim deu certo! Tudo se arranjou de modo mais maravilhoso mesmo do que as minhas próprias expectativas!

Ainda n'outra ocasião foi muito divertido quando uma colega de setor achou de colocar uma música chacoalhante no seu celular. Toda vez que tocava, infalivelmente fazia todo mundo dançar em silêncio durante o expediente, nas suas respectivas mesas. Era inevitável! A música começava, e quem fosse passando e visse a cena, em se tratando de alguma autoridade, talvez que se irritasse com aquela aparente fuzarca num setor de trabalho; outros, mais descomprometidos, talvez que tomados de perplexidade rissem, em dando com a visão momentânea de todo um setor de trabalho sacudindo-se divertidamente a cada toque do celular de uma colega - que depois de algum tempo, não se sabe por quê, talvez por prudência, trocou o toque de telefone.

Há ainda outros... até onde percebo, os mais jovens... que adoram os famosos toques com as vozes do pica-pau do desenho animado; do berro do Tarzan; do urro da torcida do fluminense, ou ainda daquela música-tema do filme Missão Impossível. Esta última tem sido uma unanimidade; acho que os respectivos donos dos celulares se identificam de algum modo com Tom Cruise, ou acham que cada vez que alguém os chama é para pedir-lhes alguma coisa impossível (o que em muitas vezes não é mentira!) - mas o fato é que a música é uma das mais utilizadas.

Quem quiser se entregar a uma experiência inédita, tente; escolham conscientemente cada toque que colocarem nesta caixinha barulhenta útil, mas em muitas ocasiões tida como irritante, ou então se dediquem a observar se os toques escolhidos por vocês não refletem bastante do momento que estão vivendo ou da sua personalidade. E divirtam-se a partir disso; brinquem de caso pensado com a situação!

Vão descobrir que a partir de uma coisa pequena podem transformar as suas horas, ao menos para vocês mesmos, num mini vídeo clipe, tornando assim, de forma criativa, o seu cotidiano mais leve - mais "cool"!... 
Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 26/01/2008
Alterado em 26/01/2008
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras