Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


JORGE DA CAPADÓCIA

Eu quis ver o filme, apostei nele.

 

E, embora pelo trailer tenha temido uma inserção simplória ou atabalhoada do tal dragão mítico enfrentado por São Jorge (que, a bem da verdade, eu nunca consegui ver na Lua, e olha que até com luneta já examinei as manchas!...) recebi hoje a grata surpresa!

 

'Jorge da Capadócia', ambientado em cenários icônicos da Turquia, produção mista encabeçada pela Paris Filmes junto a empresas cinematográficas nacionais com elenco brasileiro, é espetáculo digno de ser visto!

 

História essencialmente espiritual, fiel à ternura heroica do martirológico cristão, é produção dramática que emociona, espanta, é tocante - no desempenho irretocável do protagonista (Alexandre Machafer, como Jorge), e de um elenco de primeira grandeza, competentíssimo!

 

E mesmo o metafórico dragão foi inserido de modo inspirado e oportuno - com tecnologia hollywoodiana digna!

 

Com um final retumbante, emociona a platéia em geral, o povo em particular de um Rio de Janeiro fervorosamente fiel ao mártir guerreiro - e, em especial, os devotos deste santo robusto e cativante do imenso panteão católico.

 

Abro apenas ressalva para a música tema escolhida para finalizar o filme - a meu ver, destoante, como estranha nota em falso, do arrebatador desfecho cheio de comoção que conclui a trama. Mas trata-se de pormenor que não invalida a qualidade do espetáculo.

 

Amanhã, dia 23, recomendo, assim, aos amigos interessados, e em especial a três primos aniversariantes, que celebrem prestigiando no cinema este excelente 'Jorge da Capadócia'!

 

E à vigorosa egrégora da data - 'Salve Jorge!'

 

"Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés, não me alcancem!..."

 

A todos nós!

☝️🙏

Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 22/04/2024
Alterado em 23/04/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras