Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


CONVITE IMPERDÍVEL!

Muito tempo atrás, nos tempos de universidade, lembro de ter feito parte de uma passeata de estudantes que protestavam contra uma coisa qualquer, talvez aumentos abusivos de mensalidades. Mas o ponto interessante não é esse.

 

O ponto interessante é que, abestada, ou ingênua como fui naqueles dias, achei que, imbuída da causa, como muito estudante é, poderia seguir à frente ajudando a carregar o enorme cartaz em que se via escrito com letras garrafais o motivo do protesto.

 

Para minha surpresa, fui empurrada de lado num formidável "chega pra lá", por uma estudante que, ao que entendi, era uma das "carregadoras de cartaz" oficiais.

 

Naquela data foi que comecei a aprender que, na vida, ao que parecia, não basta ter algo útil a se dizer ou fazer. Porque para fazer ou dizer algo útil 'marcando presença', você deve estar em situação de 'fazer ou dizer' "oficial"! Ou então será empurrada de lado.

 

Como noutro caso, dos tempos de Justiça, em que até para escolher trabalhar em uma mesa fronteiriça à uma janela próxima à claridade do dia em uma sala claustrofóbica, também seria necessário uma "autorização especial e oficial", que não foi dada - mas este episódio se tratou de algo tão idiota que nem conta realmente para ilustrar o que, com o passar do tempo, merece ser compreendido, e que compreendi, em razão do que hoje vejo com clareza o seguinte....

 

Não é preciso autorização, ou convite, ou permissão especial para você fazer nada de útil, ou que perceba como mais ou menos importante na sua vida!

 

Eu não aceito mais convites, ou "oportunidades de ouro" para "correr e aproveitar" a grande promoção de rolos de papel higiênico antes que acabem!

 

Não corro para usufruir a honra de compor a eterna plateia, que apenas ouve e digere as grandes regras e verdades que outros - sempre os outros! - os grandes reveladores de verdades com seus cartazes em letras garrafais têm a dizer, muitas vezes em escorchantes "preços módicos"!

 

Deixe que eu, que não fui aceita para carregar aquele cartaz idiota ou sentar na mesa junto à janela dando para um fundão de edifício cheio de matagal, lhes diga uma coisa... e mesmo assim, coisa importante para mim, que não precisa ser para você, talvez para um ou outro, e de graça, e já sei que talvez de valor nulo justo por isso:

 

Você pode fazer parte da tavola redonda da vida de uma bela forma, que terá valor contextual de qualquer jeito!

 

Em uma távola redonda - que não te exalta ou diminui acima ou abaixo de coisa nenhuma, e é justo nisso que reside a verdadeira importância!

 

Você pode dar água e ração para o gato e o cachorro, e isso é de grande importância para o gato e o cachorro. Você pode limpar sua casa, o que é vital para sua casa, ou ouvir alguém que quer desabafar, no meio de um dia comum, e isso certamente será tudo de mais importante para quem precisa desabafar!

 

Você pode cuidar de alguém doente que eventualmente precisa dos seus cuidados, algum ente querido, e nisso estará a grande importância do seu cuidado especial!

 

Você pode cuidar de plantas. Pode dar a alguém uma opinião solicitada, ou mesmo.uma dica em meio a risadas durante um café com uma pessoa amiga, e de repente aquilo será a sincronicidade de que ela mais necessitava naquele dia e hora, sem que ninguém mais saiba!

 

Você pode ser voluntário entusiasta em um sem número de causas! Pode andar em um parque ou jardim ou rua, agradecendo a visão do verde das árvores com o azul do céu ao fundo, e só nisso já beneficiará a vida com a sua energia positiva!

 

Você pode escrever um livro, mesmo que ninguém o leia, e é quase certo, livros são como aqueles antigos diários: alguém um dia, mesmo que só por curiosidade, VAI LER! E pode também compartilhar memes no Face, ou escrever a esmo pensamentos ou análises como faço agora, e nunca se sabe de que modo único essas coisas vão impactar esse ou aquele do seu universo virtual....

 

Em suma.... Você pode!

 

Pode fazer, e criar e escolher infinitas situações de bem viver sem precisar dos brilhantes convites ou das autorizações "importantes" de quem quer que seja dos auto proclamados "especialistas" nisso ou naquilo!

 

Então não perca mais tempo!

 

Corra rápido, e aceite o principal e mais sensacional convite que já lhe foi feito desde sempre e há muito tempo - quando lhe foi concedido o extraordinário dom da Vida!

 

Enjoy!

 

🙏

Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 11/02/2022
Alterado em 11/02/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras