Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


NINGUÉM MERECE!!!

Mesmo que de nada adiante! Deixa eu manifestar a minha indignação - com mais esta maracutaia que, intuitivamente, eu já adivinhava de há séculos!

Desde a época em que a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel mereceu ganhar uns cinco carnavais seguidos e escandalosamente não ganhou - com a população do Rio infelizmente em conivência com os estranhos resultados, reforçando o desculpável bla-bla-bla realizado pelos torcedores das campeãs daqueles anos - que a voz de dentro me berrava: maracutaia!! Maracutaia!! Maracutaaaaiaaaa!!!!

Todavia, nunca extrapolava o clima de protesto momentâneo. Por que não? Porque neste país, meus leitores, não somos ninguém! Neste país, a cada novo e bombástico escândalo semanal na política e em outras áreas do país - coisa que faria a população entrar em colapso de histeria em nações avançadas, sérias, que não tratam o seu povo como lixo e como escória intelectual - o máximo que fazemos é beicinho, barulho particularizado, esparso, sem repercussão suficiente para derrubar esta ordem hedionda de coisas e impor um novo recomeço - IMPOR! SIM! Nós, pagantes de impostos extorsivos e escorchantes!! Exigir uma nova ordem!! Porque é direito lídimo, líquido e certo de um povo que tem as suas condições de vida massacradas por interesses financeiros alienígenas, obscuros e criminosos, fazendo e desfazendo dentro do país debaixo do disfarce bem cortado de ternos, gravatas, títulos empresariais e rótulos universitários!

Foi assim com a morte hedionda e recente do menino João Hélio - esquartejado por bandidos preso à lataria de um carro em disparada: gerou barulho, virou estatística, desencadeou algumas modificações - ridiculamente açucaradas! - em termos de mudanças na legislação penal! Foi assim com as infindas CPIs no decorrer dos anos! Será assim, meus leitores, com as últimas revelações da PF brasileira envolvendo a corrupção galopante (louve-se, diga-se de passagem! Louve-se!! Se bem que, com todas as centenas de presos instantâneos todos na rua com menos de seis meses, começo a pensar que a PF deveria passar a desencadear as suas operações furacão com nariz de palhaço!) com a participação ativa do irmão do Presidente Lula, e a sua ciência (do Presidente!!!) do que vinha acontecendo (vide jornal O Globo de hoje, edição de domingo 10 de junho).

E será assim também com o horror que acaba de ser desvendado sobre os resultados do carnaval carioca! O sr. Anízio Abrahão David, uma das bolas da vez das falcatruas envolvendo o bicho, enterrado até o pescoço no comando da compra dos resultados do desfile das Escolas de Samba do Rio; pagando pistoleiros para ameaçarem de morte quem não se dobrasse à exigência de vitória da Escola Beija-Flor!! - coisa que, como mencionei no início desta crônica, todo mundo já deveria mais ou menos adivinhar - sem saber, todavia, de todos os detalhes sórdidos, só agora revelados pelos grampos da Polícia Federal!!

Que vergonha!! Que vergooooooooonhaaaaaaaaaa!!!!!

E eu que há muitos anos já andava irritada com a forma como o nosso bom e velho carnaval popular foi convertido em espetáculo à moda Broadway: com ingressos absurdos que o povo não tem como pagar; com um desmedido de brilho e de luxo que só mesmo os interesses desenfreados da indústria do turismo justificam - nada mais!! Porque, nada obstante a beleza inqualifícável, o glamour retumbante dos artistas globais desfilando como destaques; as luzes esfuziantes, a parafernália da cobertura nacional e internacional - ao meu espírito, pelo menos, de há muito todo este furor já se tornou entendiante, levando-me a preferir um retiro em épocas de carnaval, que me proporcione a beleza tranquilizante, serena e perfeita das paisagens de Deus: à beira mar, nas montanhas, nas serras, ou no silêncio à beira de um regato - qualquer coisa que me propicie distância daquilo que um ator (Russell Crowe) já há um tempo atrás qualificou como aberração, em se referindo ao mundo surreal e corrupto da Hollywood americana!

Mesmo que não adiante nada, contudo - deixem-me externar ao menos, e como sempre, meu protesto! É o mínimo para que não entremos em parafuso! E há de servir pelo menos como catarse!

E aos que compartilham comigo deste profundo sentimento de frustração desamparada - que se juntem a mim, neste e em outros momentos que ainda haverão de nos fazer padecer, de vergonha e de revolta...mas com a nossa consciência limpa!!!

Meus leitores - diante de tanta ingnomínia e inglória, juntem-se aos bons!!

Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 10/06/2007
Alterado em 10/06/2007
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras