Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


O RIO EM ESTADO DE CHOQUE...

Leilane Noibart apresenta o rjtv vestida de preto, como se de luto; a fisionomia, no momento de narrar a notícia, é de consternação por debaixo da passividade exigida da profissional.

A senhora anônima entrevistada numa das ruas do Rio chora, aberta, confessamente: chora!! "Como é possível não chorar?! Era uma criança de seis anos...Poderia ser meu..." 

Cala-se. Não consegue dizer mais nada...

Hoje pela manhã recebo esta notícia de chofre, antes de sair para o trabalho; choro irrefreavelmente. Não tem como não chorar!

Meus colegas de serviço somam sua indignação ao clima de revolta; comentários atropelados se sucedem durante todo o dia, saturados de consternação, de perplexidade. O trabalho fluí em clima de aturdimento. As palavras "monstros", "impunidade", "barbárie" são pronunciadas com freqüência, até a saturação. 

Jornais na internet engrossam o coro: chovem depoimentos da população comum. O Rio de Janeiro está em estado de choque! E brados de revolta se atropelam: "Impunidade!! Barbárie!! Monstros irrecuperáveis!! Pena de morte!! Linchamento!! Pena de morte!!!"

Pena de morte!! Pena de morte!! Pena de morte!!...

Este é o coro; este o eco - o estado de choque!...

Minha filha vem até mim ainda agora: "Mãe! O anúncio do jornal mostrou aquela coisa horrível...que fizeram com o menininho!"...

Ameaça chorar. E para explicar para uma criança - para a nossa preciosa criança! - o que diabos é uma coisa dessas?! Uma outra criança de seis anos arrastada por sete quilômetros presa a um cinto de segurança, pendurada para fora de um carro levado à toda por assaltantes que, a todo custo, tentam fugir...ao custo de - mesmo sabendo da criança dilacerada, presa, se esbatendo em terror - ainda ziguezaguearem o carro, loucos, para dela se livrarem, como se de um fardo que os atrapalha?!...

Como explicar uma coisa dessas, um mundo desses, aos nossos filhos pequenos?! A estes que trouxemos ao mundo na esperança unânime de que, talvez, herdassem um mundo melhor?!

No paradoxo do choque, estou quase pedindo perdão aos meus filhos por tê-los trazido ao mundo. Insana! Irresponsável!! Delirante que fui!!

O Rio de Janeiro está em choque!...

Aliás - só pode estar em choque!

Já vi reações de choque em filmes; em reportagens...a inércia do choque! Nós só podemos mesmo estar em estado de choque diante do peso de tantas tragédias e de descalabros consecutivos para não esboçarmos uma única reação além das lágrimas...além de esbravejarmos inutilmente nos jornais, e em sites para escritores na internet!

Isso só pode mesmo, meus amigos, ser o indício de um profundo estado de choque...desencadeado, pouco a pouco, pela banalização hedionda da vida humana, de que vimos sendo vítimas nos tempos em que vivemos!

Como será que se faz para se sair deste estado de choque e conseguir fazer alguma coisa? Algo que mude o tombo cego na boca do inferno, no qual todos nós fomos atirados?!...

João, de seis anos, morreu neste crime bárbaro, hediondo. A lei brasileira decreta trinta anos de prisão? Três, no caso do menor de idade - com as famigeradas progressões de penas e estranhos direitos humanos, que só funcionam para a salvaguarda de bandidos...mas não para garantir a vida deste menininho mártir!

Leis que não garantem a segurança, o bem estar e a integridade de cidadãos, como esta desgraçada família enlutada por um horror sem precedentes! E ficamos a nos perguntar: por que não mudar as leis excessivamente brandas, quase surreais? E até quando?! 

E o que mais vai precisar acontecer?! 

E ainda há quem estranhe o surgimento das milícias no Rio de Janeiro, à semelhança exata do que de há muito acontece em países como a Colômbia!...

E agora vem a notícia de que os próprios traficantes - os próprios traficantes!! - entregaram os três monstros à polícia! Inclusive, o pai de um dos três bandidos!...

A própria polícia, tão desacreditada, comemorou, ostensivamente, a captura - aos gritos e pulos!

Um mundo onde o código de honra de criminosos parece ser mais justo do que o do nosso catastrófico e ineficiente Estado!!...

João Helio; Gabriela "sou da paz"; Taiane, Vanessa, Pedro...que importam nomes?!

Quantos seres humanos inocentes mais?!...

Estamos de luto.

Estamos em estado de choque!...
Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 08/02/2007
Alterado em 08/02/2007
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras