Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos

O FAZ DE CONTA DA ILUSÃO
(Estou publicando um texto excelente, contribuição de um amigo querido, Wellington, colunista num outro site para o qual eu colaboro. O texto é dígno de acurada reflexão.)

O faz de conta da ilusão!

A ilusão é uma marca quase que registrada do mundo em que vivemos.

Temos grande facilidade para nos iludirmos com as situações, por vezes chegamos ao ponto de considerar que os outros são os motivos de nossa infelicidade. Exclamamos: Ah, se eu conhecesse ele antes certamente não teria me casado!

Em época de eleição não é diferente, ficamos no aguardo do Salvador da Pátria, alguém que com poderes mágicos ditará rumos gloriosos à nosso país. Iludimo-nos novamente, esperamos mudanças do governo, cruzamos os braços, não alteramos nosso comportamento e exclamamos: Ah, se eu soubesse que  ele nada faria não teria o meu voto!

Dia desses escutei o comentário de um pai infeliz com a postura de seu filho:

- Dei de tudo à esse garoto, melhores escolas, melhores roupas, lazer, cultura e olha o que aconteceu, tornou-se a ovelha negra da família!

Pai iludido que se recusa a enxergar a realidade dos fatos, negligenciou que a criança necessita muito mais do que boas escolas e roupas de “marca” , carinho, afeto, compreensão e repreensão quando necessário fazem parte da boa educação.

O iludido sempre deposita suas frustrações em ombro alheio.

Outro dia uma amiga retirou-se da instituição religiosa que freqüentou por 20 anos – motivo:  mais uma vez ela – desilusão com as pessoas.

Esperou demais dos outros, colocou fardo pesado na fragilidade humana e o resultado não poderia ser outro:  dor, sofrimento e desilusão.

Temos que considerar: O ser humano é suscetível a equívocos, e se creditamos responsabilidade em demasia nos outros, a decepção poderá não tardar a chegar.

Funciona como uma auto defesa, não queremos ver a realidade dos fatos por estas serem realidade, então,  criamos esse castelo de mentirinha chamado ilusão que nos auxilia a proteger-nos das intempéries da vida.

Sentimo-nos seguros dentro daquele mundo que construímos à nós, e nos recusamos a deixá-lo.

Todavia, a estrada do crescimento passa pelo despertar à realidade, e a saída desse mundo de fantasia cedo ou tarde  baterá a nossa porta.

Para tanto poderemos cultivar o  auto conhecimento  que  nos possibilitará as ferramentas para que deixemos de construir esse castelo de faz de conta chamado ilusão!

Wellington
Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 01/02/2006
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras