Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


PALAVRA DE DEUS?!...

Palavra de Deus?! 

Me poupem!..

Dentre o oceano de descalabros, o noticiário do Rio veicula a notícia que nos soa como mais um reles episódio de folhetim policial raso - em tempos nos quais crianças são trucidadas por ladrões por debaixo de carros em disparada ou arremessadas por janelas, até prova em contrário, pelo próprio genitor: um grupelho destemperado, fundamentalista da raíz dos cabelos à ponta dos pés, invade um recinto da linha umbandista e ali promove um quebra-quebra digno de vândalos... diante da estupefação dos que ali se reunem comungando suas convicções religiosas no devido exercício inalienável da liberdade de crença.

São insultados, ofendidos, agredidos, e têm seu lugar de exercício da fé barbaramente depredado... pela pequena quadrilha religiosa que peremptoriamente justifica a ignomínia dizendo realizarem o que dispõe a "palavra de Deus", que supostamente só valida o que entendem eles por autêntico Cristianismo que - claro! - só poderia estar dentro da igreja que freqüentam...

Não pertenço à linha branca da Umbanda, sou espírita Kardecista. Mas Palavra de Deus?! Onde?! Na Bíblia?! Ora... mas é preciso que se enxergue com urgência o que os cinco sentidos ordinários e os dados históricos não nos deixam negar - a suposta "palavra de Deus" à qual aludem se acha acrisolada num livro religioso comprovadamente adulterado um sem número de vezes no decorrer dos séculos por Concílios, por tradutores; por doutores da fé que tornaram este ou aquele evangelho apócrifo, canônico, e vai por aí afora... pelos homens!

Terminologias religiosas...

É preciso também que se acorde para outra realidade gritante bem debaixo de nossos olhos - uma fatia imensa da humanidade sequer leva Jesus em consideração, quanto mais se voltam para qualquer Cristo! Seguem Buda ou Maomé - e crêem, por sua vez, que nós, os cristãos, é que haveremos de arder no mármore do inferno, perdidos que somos... do mesmo modo como professam estes que assim buscam monopolizar e emprestar leituras subjetivas à mensagem do Cristo para fazer crer que eles, por sua vez, são os autênticos salvadores da humanidade - a partir do que se sentem autorizados a promover autêntico tormento, indizível lavagem cerebral, ademais não solicitados, nos ouvidos desses que querem fazer crer "endemoniados", no caso mais específico dos espíritas de qualquer vertente. Vitimados pela incapacidade de compreender com clareza que Jesus, jamais e em tempo algum, afora expulsar comerciantes inescrupulosos do Templo de Jerusalém, cometeu qualquer violência contra as escolhas religiosas alheias, nem mesmo para com o politeísmo romano que tanto oprimiu e flagelou o próprio cristianismo nascente!

Jesus foi, sim, o Amor vivo e personificado! No ambiente purificado dos campos e ao pé das nascentes, às margens perfumadas do mar da Galiléia ou entre os muros de templos e sinagoga -, tudo o que disse e exemplificou foi o amai ao próximo como a ti mesmo, e a Deus sobre todas as coisas; o não fazei ao próximo o que não queres para ti mesmo, e, principalmente, o
 não julgueis para não serdes julgados, pois que serás julgado pela medida com que julgares!

A referência de que tenha dito o ide e fazei discípulos em todas as nações longe está de significar que a humanidade inteira, dotada do livre arbítrio sagrado que lhe conferiu o próprio Deus, tivesse que se dobrar a uma mensagem que de qualquer modo lhe chegaria por vias diversas - pela palavra e exemplo de outros Mestres, em outros tempos, sob outras índoles e ares, em populações diversas e completamente diversificadas no seu modo de compreender e de reagir perante o aprendizado da Vida!

Em vista do que já é mais do que tempo de se refletir o pretexto pouco válido de que se utilizam fanáticos de todos os feitios no momento de tentar impor, via violência e intolerável arrogância, a medida míope de sua própria cegueira diante da grandiosidade das coisas divinas!

Palavra, pois, de Deus ou do Homem?!

Porque a todo aquele que de fato vive em si a Mensagem de Amor do Cristo já é claro: a verdadeira religião - de religare, religar-se a Deus! - habita o modus vivendi de cada indivíduo, única e exclusivamente... e não a institucionalização pura e simples de qualquer templo ou igreja, por si só, e por mais insistam seus prosélitos em se proclamarem os detentores da Verdade única!

"
Em verdade vos digo que o Reino de Deus habita em vós".

Jesus Cristo



Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 04/06/2008
Alterado em 04/06/2008
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras