Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


RESPOSTA: VIDA É VIDA!!

Há episódios que me deixam encafifada!

Até andei revisando meus últimos artigos para ver se algo justificava algum mal entendido, mas nada; acho que o fato é que a mente humana possui uma capacidade fabulosa para ler uma coisa e entender outra... especialmente quando se depara talvez com algo que a contrarie num nível pessoal. Penso que é bem possível estar nisso a origem do problema.

O último artigo foi um libelo contra a crueldade praticada com os animais - e algum leitor me envia sem mais nem menos um estranho e-mail remetendo a um site estrangeiro em língua portuguesa, cujas publicações rescendem revolta contra o que alegam ser uma falsa postura anti-racismo do nosso povo... mencionando o modo como os negros são, de um modo sub-reptício, discriminados social e culturalmente, inclusive sob a ótica pseudo-branca de brasileiros que se julgam europeus puros em decorrência de sua descendência enraizada no período da colonização, durante as invasões européias (para não mencionar pilhagens).

Bem; a boa e surpreendente notícia é que, e embora sem atinar de pronto com a intenção oculta por debaixo desta atitude que talvez quiseram agressiva, o alvo não foi atingido. Por uma razão simples, caros! Porque concordo literalmente, em gênero, número e grau - e não poderia ser de outra forma! - com a maior parte das acusações desfechadas cruamente pelo aludido site!

Concordo com noventa por cento! Com ligeira ressalva para sustentar que o nosso povo é, - sim!, - bem humorado, fraterno, humanitário - trabalhador! E para alertar que cuidem das imagens ofensivas à dignidade de toda uma nação, ao se enxertar a totalidade de um extenso espaço que faz menção ao Brasil e aos brasileiros com chipanzés, de cima a baixo! Seria interessante que se evitasse incorrer em contradições em textos aparentemente anti-racismo que, no entanto, flagrantemente, por intermédio desses descuidos, denunciam-se integralmente racistas!

Duas de minhas melhores amigas são negras. Quanto a uma delas, aliás, faço louvores ao grau avantajado de inteligência e formação cultural, que poucos brancos amealham na nossa realidade cheia de nuances e de paradoxos sociais - bacharelada e mestrada que é, em três formações superiores, afora a digna educação de berço recebida!

Concordo que exista um racismo sub-reptício, que volta e meia se manifesta nas ilusões delirantes de egos que se consideram europeus pelo simples fato de alguns estados europeus, noutros tempos, terem aportado por aqui colonizando, procriando e pilhando - mas a par disso, sem sombra de dúvida promovendo a mistura de raças enriquecedora da alma de uma nação continental como a nossa, com as suas contribuições positivas no decorrer dos séculos, como em poucos países houve!

Concordo que os negros ainda são, sim, discriminados! Que uma parcela enorme da nossa sociedade e da classe política ainda se mantêm hipócrita quanto a isso, fazendo vistas grossas para sequelas sociais graves que só não foram até então corrigidas porque os atingidos mais de perto não são a meia dúzia de espertos que se mantêm, no território econômico e competitivo, por cima da carne seca!

E concordo que tudo isto é uma desfaçatez sem tamanho que deve um dia acabar! Mas também é hipocrisia ignorar que isto demanda trabalho longo e secular, na reforma da mentalidade de um povo situado propositalmente numa situação de déficit educacional que será penoso reverter!

E quem conhece meu trabalho literário, aliás embasado de cima a baixo sob as diretrizes de uma ética Cósmica muito acima das acanhadas realidades regionais deste nosso mundinho perdido no Universo, sabe! - não duvida do que defendo por princípio e convicção: Vida é Vida! Nos animais, nos seres humanos, sejam eles amarelos, brancos, negros, índios ou pardos! Nos animais irracionais! Na fauna e flora! Nos habitantes de tribos, de aldeias; nos peixes das profundezas dos oceanos; na vida invisível das dimensões do derredor; nas humanidades interplanetárias!

Vida soberana, sagrada, sublime, concedida pelo Criador às suas criaturas espalhadas pelo Cosmos para ser respeitada e venerada, e não vilipendiada justo pelos que deveriam instrumentalizar os recursos naturais para o seu enriquecimento e harmonização progressiva, objetivando a melhoria do planeta como um todo - não para a promoção de dissensões e de guerrilhas entre raças, credos e nações, num sórdido jogo sanguinário que já se arrasta por milênios, cujas diretrizes se pautam não mais que na ambição pelo poder e pelo dinheiro!

Poupem-me, portanto, mensagens enigmáticas que não apenas nada acrescentam, quanto menos ainda nos afetam!

De fato, nada existe no Universo que valha a paz, a coerência e o poder inexpugnável de uma consciência tranquila, nutrida pelo Amor reinante nas Esferas muito acima dessas paragens ainda cheias de sombras e de desacertos no caminho!

Paz!
Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 24/05/2008
Alterado em 24/05/2008
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras