Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


O PERDÃO CÔMODO E MENTIROSO

"Primeiro reconcilia-te com o teu inimigo, para depois depositar a oferenda no meu altar!"

Meu saudoso avô passou anos trancafiado num colégio interno de padres. Saiu de lá espírita - um fenômeno! Tenho este querido avô como um grande exemplo de livre pensador, um homem de fibra valorosa, que em mais de uma situação na vida deu as costas a cobranças alheias sem se arredar dos seus objetivos mais caros e indubitavelmente válidos!

Mas quanto a este episódio em particular, certamente é fácil alcançar as suas determinantes. Foram as mesmas, sem nenhuma dúvida, que me levam hoje também a rejeitar energicamente determinados conceitos caducos quanto utópicos relacionados aos dogmas do catolicismo.

Em algum lugar escutei o absurdo - e a partir de então, com o decorrer do tempo, pude observar os efeitos lastimáveis da assimilação de uma tal distorção de valores na conduta de muita gente tida como de bem e esclarecida espiritualmente: "Perdão, só se pede a Deus! Só ele nos perdoa os pecados!" Com o horrível post scriptum de se alegar que não se faz necessário pedir desculpas a ninguém por algum erro cometido porque isto implica em humilhação perante os outros.

Ora... muito cômodo, de uma perspectiva individual... tanto quanto desastroso do ponto de vista evolutivo!

É em razão de conceitos como este, que em nada auxiliam o ser humano na sua melhoria íntima com vistas a pacificação e harmonização maior entre os homens em meio ao atual pandemônio que grassa de um extremo ao outro do mundo, que podemos presenciar as contradições, os paradoxos: conheço gente que sem falta, sagrado, em todos os fins de semana se enclausura nas igrejas pontualmente para as missas dominicais. Todavia, uma hora antes ou depois apronta - e apronta feio! - com o semelhante! E nada de se enfiar a carapuça para o devido pedido de desculpas, na necessária demonstração de humildade perante o próximo e diante das próprias falhas e necessidades de aprimoramento interior!

Vamos convir que mais se parece esta alegação de que "só se deve pedir perdão a Deus" com um conveniente álibi, passível de nos sustentar no nosso orgulho empedernido e permanência nos enganos - assim como a criança mal educada que se vê autorizada a aprontar o que bem entende com os outros porque, ao menor sinal das conseqüências adversas ao seu comportamento, logo acorrem mães e pais despreparados para passar-lhes as mãos na cabeça, endossando o injustificável desacerto de conduta!

Apanágio, pois, ao recrudescimento da irresponsabilidade humana para com os rumos da própria vida e dos destinos do mundo, em si! Pois se todos passam a pensar desta mesma forma, onde vamos parar?! Todos decidem que são autorizados a praticar o que der na telha, lesando ou prejudicando o semelhante com maiores ou menores implicações. E tudo que se tem a fazer depois é meter-se numa igreja e confessar-se a um padre - diga-se de passagem, humano como nós, está comprovado! - ou ajoelhar-se diante de um altar num ritual vazio de significados, pois que destituído da capacidade de promover transformações para melhor, genuínas e definitivas, no caráter, para que tudo o mais esteja esquecido, superado! Então o referido "pecador" sai dali purificado, limpo, quitado com a consciência, com Deus e com o seu próximo... e passadas apenas duas horas, em muitas vezes, lá está o suposto redimido maltratando esposa ou filhos, ou lidando com outras pessoas sob o domínio das mesmas paixões desastrosas do ódio, do egoísmo e da impulsividade presentes antes de dirigir-se pela manhã à Igreja para rezar a mesma oratória mecânica e destituída de autenticidade de sentimentos e de intenções, e no mais das vezes se preocupando, ainda no decurso do ritual religioso, com o que haverá de assistir à tarde na programação televisiva...

Cômodo. Imaturo... infantil! Indigno de uma humanidade com pretensões a Novas Eras de paz e de renovação para um futuro onde todos - dizem! - haveriam de se estimar e de se respeitar mutuamente, sem mais
fazer ao próximo o que não querem para si mesmos!

Mas foi o próprio Jesus Cristo quem nos deixou estas máximas, cujo significado é límpido, evidente: Deus não quer oferendas!
Que primeiro se reconcilie com seus inimigos, para depois depositar a oferenda em meu altar!

O que acontece é que se reconciliar com o inimigo não implica naquela leitura também cômoda de se perdoar o que porventura nos tenham feito, ainda desta feita nos colocando como os mártires e pobres coitadinhos vitimizados pela humanidade vil - da nossa ótica! Reconciliar-se significa também, e é bem provável que muito mais, pedir perdão ao próximo pelos nossos muitos e eventuais erros de julgamento e de conduta, que não raro atinge os demais em cheio, prejudicando-lhes os percursos de vida, mesmo que não intencionalmente! Implica em se por o orgulho e a despótica vaidade de lado a fim de se ver com clareza e compreender de forma definitiva: não existe harmonização possível entre os homens de quaisquer latitudes geográficas sem a devida quota de consciência e humildade na hora de se admitir nossas imperfeições e dívidas para com os que nos rodeiam, corrigindo-as e sanando-as da melhor forma - e sendo estes que nos rodeiam desde os nossos familiares mais próximos até aos colegas do setor profissional, desde o mendigo com quem cruzamos na rua em estado absoluto e gélido de indiferença para com as suas rudes necessidades até ao animal que maltratamos ou flagelamos de dentro da cegueira de conveniências materiais e econômicas!

Portanto, chega a humanidade a um ponto lastimável no qual sem nenhuma dúvida deve um milhão de pedidos de desculpas desde a um sem número de seres que nos acompanharam nas vidas sucessivas infindas e a quem prejudicamos sem o imprescindível reconhecimento e iniciativa de reconciliação, até ao planeta como um todo, depredado pela nossa incúria, e soberba originada neste raciocínio auto destrutivo de que tudo, desde indivíduos quanto tudo o mais na Criação, nos está disponível para maltratarmos e explorarmos desrespeitosamente o tanto quanto quisermos... pois que basta um pedido de desculpas a um Deus indistinto e mal compreendido para que tudo esteja consumado e continuemos indefinidamente na nossa obra nefanda de desamor para com a vida em nós mesmos e em todas as suas manifestações!

E recordar-se de que foi justo este mesmo Jesus alegado por tais doutrinas horrendamente distorcidas quem, do alto do martírio máximo do Calvário, e ademais inocente, sem dever a ninguém nenhum ceitil, proferiu para seus algozes o petitório que até hoje os legionários e fariseus da era contemporânea, de dentro da sua cegueira orgulhosa quanto obtusa, ainda não conseguem expressar para a reconciliação final com o mundo e conseqüente harmonização amorosa entre todos os seres:

Pai, perdoai-os, pois que não sabem o que fazem!...

Só esta mesma recordação, e diante do panorama mundial atual, mais de dois mil anos depois, é de molde a levar-nos a corar e a definhar de avexamento de nós mesmos e da nossa renitente delinqüência espiritual!

Fica a reflexão.

Amor,

Lucilla e amp. Caio Fábio Quinto

Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 07/04/2008
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras