Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


REFLEXÕES SOBRE VASSOURAS, HOMENS E MULHERES

Reflexões sobre Vassouras, Homens e Mulheres

 

Nem bem comecei a ler, e o ótimo livro 'Quando Deus era Mulher' já vai evocando impressões...

 

Se eu tivesse que escolher sugestões relevantes de vida para deixar à minha filha (nem uso aqui a palavra 'conselho', desgastada e demonizada demais neste mundo mimizento de hoje) seria para ser "empoderada acima da vassoura"!

 

"Empoderada" já é, a essa altura, um termo também gasto demais no decorrer dos últimos anos no contexto das pautas femininas. Mas, embora com aversão natural a "pautas", do modo como são instrumentalizadas hoje, até certo ponto simpatizo com este.

 

Considero inspirado - dados os milênios e mais milênios de concretamento intencional do papel da mulher na subalternidade, em quase todos os níveis da existência humana!

 

Quando, portanto, deixo à minha jovem filha a sugestão de ser "empoderada acima da vassoura", isso se refere a observações e constatações sutis obtidas ao longo da vida, e nos contextos de convivência com homens.

 

Mas já antecipo que há "homens" e "homens" - antes que venham comentar, "ãin, a Christininha é "lacradora" (outra palavrinha já gasta e chata), ela generaliza, não é todo homem que é assim"!

 

Deve existir lisura, no entanto, para se reconhecer o seguinte - e, em especial, em sociedades machistas, patriarcais, de consciência espiritual em estado de desequilíbrio das energias, por força de séculos de condicionamento da ignorância e do atraso socio/psicoemocional:

 

...homens tem um horror instintivo à vassoura!

Não por acaso, um poderoso arquétipo da chamada "bruxa"!

 

"Bruxa", por sua vez, no contexto da sociedade medieval, no sentenciamento inquisitorial do 'Malleus Maleficarum', era toda a coitada da mulher que, no "acaso" da sua vida, surgisse aos olhos da sociedade como ameaça potencial, por ser:

 

. Curandeira (as rezadeiras, reikianas, terapeutas holísticas e médiuns de cura de hoje já poderiam rezar, ante a expectativa do cadafalso ou da fogueira!)

 

. Bonita (ai de todas as modelos, top-models, muitas atrizes!...)

 

. Inteligente (Uma fogueira só, mundial e imensa, com todas as profissionais formadas, mulheres de negócios, quase todo o universo feminino de hoje, é possível!...)

 

E, como reza o mito, pela maior causa... pela tal da Eva!...

 

"Ninguém mandou nascer mulher"!...

 

Como na fábula do lobo e do cordeirinho, fosse lá por qual razão estaria destinada à danação eterna... por nascer mulher! Pura e simplesmente!

 

Todas bruxas!

 

Mas, voltando à vassoura... Seu arquétipo de poder pode remeter à limpeza física e energetica de um ambiente, a uma fusão de domínio dos padrões ying e yang no inconsciente - pois "voa-se" com a vassoura, o instrumento mágico das bruxas.

 

Fato, entretanto, foi a demonização da mulher nos bastidores desse arquétipo - e, não se sabe desde quando, a ojeriza estranha dos homens a arregaçar as mangas, pegar de uma boa vassoura e cair na faxina!

 

Factualmente!

 

Faxina material, no sentido mais ordinário da coisa! Aquela que cansa, esgota! Complementada com pano molhado no chão e, eventualmente, cera... Atualizada tecnologicamente com aqueles aspiradores de pó potentes, mas pesados como chumbo, de versão suavizada hoje em dia naqueles robôs domésticos de limpeza, em que os gatos (outro aliado das bruxas!) sobem para, placidamente, passear pela casa!

 

Seja qual for a versão, no entanto, muitos homens, incontestavelmente, salvas nobres exceções e os casos de necessidade, nos quais não contam com uma infeliz 'bruxa' por perto... evitam! Não tocam!

 

Fazem que não veem o chão sujo... desviam, convenientemente, a atenção para o óleo de cozinha a ser comprado na rua, como ótimo pretexto para se ausentar da casa suja que a mulher começa a limpar... já que simplesmente suspender, solidariamente, os pés enquanto ela varre, não parece ser suficiente, nem cômodo, dado o rebuliço da faxina a pleno vapor tumultuando o ambiente doméstico!

 

Muitos saem, portanto... felizes, e de consciência reconfortada por comprar o óleo, talvez algum item faltante a mais na despensa, enquanto se toma um chop encontrando, ao acaso, um vizinho... que também fugiu da faxina e da sua 'bruxa' em casa!

 

E, com o passar dos anos, causa nota a surpresa em que os problemas de coluna e na lombar flagelem, em maioria, as "bruxas"!

 

Ah, queridos amigos homens!... 😏

 

Mas "bruxas" voam! Esqueceram?!

 

Mais que isso, (horror dos inquisidores, antigos e atuais!) revivem como a fênix!

 

Reencarnam!

 

Estudam...

 

Trabalham!

 

Leem!

 

Tocam, pintam, compõe e cantam!

 

Se formam, em mais de uma profissão!

 

Estão em todo lugar, multicorpóreas, multifacetadas!...

 

Curam! Intuem!! Profetizam!! (Horror, horror!)

 

E amam, da forma Crística mais sublime nos céus e na Terra... e, não por acaso, Yeshua foi ladeado por duas Marias - a Mãe, a de Magdala!

 

Mulheres, portanto, amigos, podem até fazer um multiuso da vassoura - mas não são circunscritas a ela!

 

Nem ao serviço pesado de limpeza de uma casa (tanto mais valioso quanto, feito em dignidade e consciência, nem com auxílio ou reconhecimento é remunerado!)

 

Eis a razão pela qual uma das mais valiosas sugestões que eu deixo à minha filha jovem é: "seja empoderada acima de uma vassoura!"

 

Porque ela já é!

 

De direito e nascença - e nascença espiritual, não somente humana!

 

No mais... bom trabalho, rapazes!

 

Tenho textos a redigir, livros a ler, telas a pintar!

😉🙃🎃🧹🎨

Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 15/02/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras