Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


O LADO SITH DE TODO JEDI

Quando se entende a mensagem da saga Star Wars em essência, em especial na primeira e segunda trilogias - sem se ater à bobajada de CGI onde, com o devido respeito, muitos hoje em dia se detém nas análises das sequências, tentando notoriedade numa nova modalidade frívola de nerds - compreendemos com clareza que os personagens Luke Skywalker e Anakim Skywalker viveram com perfeição os seus arquétipos, apesar do desempenhado por Anakim / Darth Vader se revestir de uma complexidade existencial essencial ao alcance do entendimento de poucos.

 

Não por acaso foram Mestres Jedi; e também, e principalmente, não por acaso Darth Vader, líder do lado sombrio da Força, foi tão aclamado durante as décadas de exibição cinematográfica da trama, sem nenhuma dúvida, acima dos Jedis do lado da Luz, e dos seus representantes... Algo que até tempos atrás me frustrava o entendimento, levando-me a crer, nesta esquisita repercussão, tão somente o espelho lamentável dos rumos escolhidos pela humanidade de hoje em dia.

 

Mas isso era uma visão parcial e equivocada, e justo esta cena - a da redenção de Darth Vader - elucida o dilema!...

 

É que, por aqui, neste nosso mundo nem tão distante do universo genial de George Lucas, todos vêm a estes estágios planetários passageiros portando também os seus arquétipos, através dos quais o destino ideal é a individuação crística. Trata-se de prerrogativa existencial cósmica, e bem certamente George conhece isso!

 

No entanto, para um êxito real de cada um de nós nesta conjuntura, há que se transcender nossa versão sombra. A versão do falso poder do ego, em cuja transitoriedade se teima na conservação do domínio e da supremacia na eternidade - obviamente, destina-se ao fracasso, este mesmo objetivo, e no entanto, se a transcendência acontece de forma consciente, em nome deste Amor que é a liga sustentadora do universo e de todos os multiversos desde a Fonte suprema, a vitória está completa. Justificou-se e foi transcendida com êxito a versão sombra a serviço da libertação conciencial definitiva de si, e, em dependendo da situação, de milhares de outros que acompanharam aquele ser na sua jornada rumo ao infinito...

 

Todos temos a nossa versão Luke Skywalker; em essência, todos somos um Mestre Jedi potencial.

 

Por vezes, no entanto, em dependendo do percurso escolhido pelo livre arbítrio arquetípico, o glorioso despertamento do Mestre passa por alguma retumbante desconstrução das ilusões impostas pela transitoriedade dos poderes seculares da sombra.

 

E isso, e por mais difícil que seja de entender num primeiro momento, também é bom. Porque a sombra, sempre subserviente à Luz, por maior que seja seu grau de inconsciência, e por mais paradoxal que seja, atende ao maior dos triunfos, aos colaborar para a nossa individuação, em caráter definitivo, com o glorioso oceano da Força!

 

À Força eternamente coesa e vitoriosa da Fonte da Luz!

 

Gratidão a George Lucas, Mark Hamill, Carrie Fischer, Harrison Ford, David Prowse, Peter Mayhew e tantos outros que, muito cedo (por volta dos meus 12 ou 13 anos), me iniciaram como padawan nos caminhos desafiadores, porém iluminados (e bem reais!) do Templo Jedi!

 

☝️"Só há Um Poder, e apenas a Ele me curvo"

Gandalf, o Mago, em O Senhor dos Anéis

 

Imagem:

Código Star Wars

Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 06/01/2024
Alterado em 07/01/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras