Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


🕊 Reflexões de quarta sobre guerra e paz 🕊

 

Depois de mais de um mês vendo um holocausto sangrento vitimando duas nacionalidades com um índice de brutalidade inédito na época moderna (sim, DUAS... data vênia quem pensa diferente), ideias inevitavelmente me ocorrem - e data vênia outra vez, de teor possivelmente visionário, da perspectiva de alguns.

 

Mas, amigos, é porque, como brasileira, sei bem, como todos os que nascem neste país continental e, talvez, mais ainda em algumas regiões do que em outras:

 

Brasil é acolhedor. Brasil é hospitaleiro, povo receptivo e boa praça... a um ponto, e em situações nas quais nem deveria ser!

 

Um país continental!

 

E, permitam uma digressão... quando vejo a confusão política e econômica reinante neste país, com frequência questiono qual seria a razão útil de se colonizar um monumento territorial deste porte - se era para, com o passar dos séculos, se converter na imensa encrenca que, década após década, aflige nossos nacionais!

 

Ah, sim! Cheio de riquezas e recursos naturais... até hoje!

 

Isso explica tudo, ou quase tudo...

 

Todavia, este contexto também inspira o meu pensamento, no tema em pauta... porque ainda agora, visionária inveterada e sem me culpar por isso... E, irreversivelmente, sufi (ah, sim, ser sufi sunita não é modinha, é inerente à própria essência de ser... então estou também confortável nisso, e nem me culpo, e nem deveria me culpar)... Afinal, durante um diálogo de fundo espiritual outro dia Sheikh Abdul me dizia que já nasci muçulmana...

 

Ainda agora, prossigo, comentei em casa, não suportando mais o espetáculo de horrores nos noticiários sobre Gaza e Israel:

 

- Fosse eu autoridade de estado neste país, entraria com a proposta do Estado Palestino ser aqui! Neste imenso país continental de área territorial imensa, generosa... e por isso mesmo, dada com frequência, desde o começo da sua história, a exploração estrangeira, a rapinagem, e mesmo a improdutividade, por má gestão das autoridades públicas!...

 

Sem conexões terroristas - frise-se! - é necessário destacar este óbvio porque algumas mentalidades equivocadas insistem em associar os povos palestinos e muçulmanos como tais, sem nenhuma culpa ou envolvimento com o terror, com grupos terroristas!

 

Ofereceria sim!

 

Afinal, se lhes agradasse, em primeiro lugar, o sacrificial despojamento de habitação nas terras de suas origens milenares nesta solução extemporânea, estariam, é verdade, distanciados do seu ninho no Oriente Médio, do chamado 'mundo árabe'...

 

Seu estado, seu país, passaria a estar assentado em outros climas e temperamentos mundiais, no entanto, realço: ficariam livres da escatológica encrenca com Israel. Que eles arrasem o resto dos escombros de Gaza em busca de terroristas!

 

Mas os palestinos contariam com a tão propalada 'hospitalidade' latina ao seu redor. No território do Brasil, e em dependendo da região, contariam com pujante meio ambiente natural, pródigo! Em cenários com recursos exuberantes! E com a empatia e temperamento inclusivo inerentes à essência da alma - arrisco - da maioria dos povos deste país, para estender-lhes as mãos aos espíritos destroçados num conflito hediondo! Para introduzi-los e auxilia-los num recomeço razoavelmente estável e pacífico, embora em outra localização planetária!

 

De resto, certamente contando com a convergência da maior parte, senão de toda, a comunidade muçulmana do país!

 

À medida que escrevo, vou imaginando as possíveis reações de quem me lê... Os pensamentos, pró ou contra... As fisionomias, e mesmo as bocas torcidas, de enfado, tédio ou impaciência!

 

'Mas que criatura politicamente simplória'... - posso ouvir os prováveis pensamentos de alguns!

 

Pouco me importa! Felizmente ainda não existe lei contra os sonhos sobre fraternidade mundial aplicada - mesmo que nunca passem de sonhos!

 

"Os sonhadores nos cansam" - Dizia um personagem no final do filme 'Alexandre', esses dias - "De algum modo temos que matá-los, ou acabam por nos matar com seus sonhos!"...

 

Deve ser verdade!...

 

Sonhos, ainda que bons; ainda que os melhores possíveis em intenções ou eficácia, não são.... não parecem ser para este mundo!

 

E sempre me esqueço da maldita 'geopolítica', o termo da moda...

 

Shalom!

Assalam walaykum!

 

✝️💜☪️💜✡️

Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 08/11/2023
Alterado em 08/11/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras