Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


CARTA DE UM AMIGO

(De tão bela, não poderia ser só para mim; de tão reconfortadora, não há como não compartilhar. A ti eu agradeço, pois és, ainda uma vez, e sempre, com o calor do teu amor e do teu exemplo, a confirmação do verdadeiro sentido da amizade!)

Excerto de uma carta, perfumada como a mais singela flor do paraíso dos nossos sonhos!

"(...)Olha para a vida guardando uma certa distância de expectador, sem uma identificação muito intensa com fatos e presenças perturbadoras que te anulem e te confundam a paz interior - no entanto, como se assistisses ao filme melhor de todos para o significado da tua trajetória. Não tomes, bela, nada tão pessoalmente, ao ponto de permitires invasão e comprometimento do teu bem estar e integridade íntimas. Afinal, é como lá diz aquele sábio ditado: "se te odeio ou se te amo, que tem você a ver com isso?" Em todo canto há sátiros bisonhos que, em zombando da sensibilidade alheia, anulam, em si próprios, a nobreza, o caráter, e a dignidade humanas - são, antes, dignos de pena, por enxergarem realização justo no que mais os deforma, em feia carranca, perante o mundo; mas, de outro lado - por toda parte se vêem seres nimbados de luz, no ser e no fazer, conferindo aos nossos dias a maravilha do colorido maior e mais extasiante na vida!

Ódio e amor, na maioria das incidências, de fato são assuntos pessoais, a serem resolvidos no foro íntimo de cada um - e na maior parte dos casos o são, no fim das contas; exceto naquelas raras vezes em que o amor soa no compasso e na nota certa e justa aos envolvidos: a nota da cumplicidade, do profundo respeito, da mais absoluta identificação de propósitos, e do grau mais terno possível da conotação do que sejam o carinho e a amizade(...)

"Girassol"; seja na vida como a flor que inspira, a nós outros, o teu belo e singelo apelido; volta-te para a direção da luz, sempre! Pois desta forma manterás à distância o assédio e a influência traiçoeira das sombras. Vais perceber que, em te voltando para a luz durante todo o tempo, somente a voz da Luz, de volta, te responderá!

Com o meu mais profundo afeto,"


FL


Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 26/01/2007
Alterado em 26/01/2007
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras