Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


MÚSICA PARA O ESPÍRITO

Maravilhosas as tendências musicais dos nossos tempos, andando em compasso com a evolução do mundo em várias frentes, e de inúmeras consciências!

A música, está visto e reconhecido por clínicas médicas de ponta que a utilizam como catalisador de cura a pacientes, influí no equilíbrio do corpo e do espírito, visto incrementar o potencial do sistema imunológico, uma vez que ajuda a restabelecer o devido ajuste no espectro neurológico, psicológico e emocional do indivíduo! É utilizada em larga escala nas cidades e mundos extracorpóreos em processo terapêutico conjunto com os recursos da cromoterapia. Deste modo, mesmo enquanto ainda aqui, na esfera material da Vida, a qualquer um é dado escolher do vasto cardápio de fina lavra disponível na atualidade, para utilização proveitosa nos seus momentos de repouso, ou mesmo durante as atividades domésticas ou profissionais, com intuitos diversos: relaxamento após um dia de intenso stress no trânsito ou no trabalho; serenidade em meio às atividades que requerem concentração; meditação e contemplação, com vistas a um estágio de elevação consciencial que nos permite insights ou inspiração adequada nas decisões das horas vindouras. Ou pelo menos para compartilhar com os seres viventes das mais altas esferas momentos de puro êxtase, quando da visualização de paisagens ignotas quanto deslumbrantes, e banhadas de luzes desconhecidas das dimensões etéreas, ou no contato e nas trocas preciosas com os amigos ou tutores das esferas espirituais; para criar uma obra escrita de valor, ou para orar ou dialogar em espírito com entes queridos distantes. Enfim, para cada intenção haverá de corresponder o trabalho musical útil que contribuirá efetivamente, e de forma positiva, para cada um destes propósitos.

É fora de dúvida que os compositores destas novas frentes, tanto quanto acontecia com os da era clássica cujas obras eternas ainda hoje nos favorecem em igualdade de condições para a elevação do espírito, como Vivaldi, Mozart e tantos outros, são inspirados pelos patamares mais altos das energias universais, a fim de trabalhar em prol da melhoria da qualidade de Vida nestes setores de matéria densa onde por ora estagiamos, visando colaborar no intenso trabalho de purificação do mundo em momentos de efervescência e de transição, como os de hoje.

Possuo coleção digna, dentre artistas nacionais e estrangeiros, alguns dos quais menciono para o leitor que compartilhe do entusiasmo pelo assunto, ou que, lendo, sinta despertado o interesse ou a curiosidade por esta grata vertente de obras musicais: os trabalhos instrumentais de Marcus Vianna, explorando vários estilos com motivações diversificadas, que vão desde o primor da obra dedicada a São Francisco no seu belíssimo Francisco de Assis até a trilha sonora da novela Pantanal, fazendo-nos sonhar com paisagens deslumbrantes aos sons entremeados da própria natureza; toda a coleção Celtic Twilight, da Hearts of Space, coletânea em seis cds com o melhor da hipnótica música celta, cheia de gaitas de fole, vocais cristalinos, sons do vai-vém das ondas e cantos de pássaros de entremeio a pianos, flautas e sublimes arranjos eletrônicos; os cds do grupo ERA; os de Corciolli, e os da inigualável Sarah Brightman, com os seus arranjos e seu soprano virtuosíssimo!

Todo este infindável repertório, dentre tantos outros aqui não citados, tornando-se num hábito, acabam se transmutando numa espécie diversificada de alimento indispensável para a parte de nós que de fato nos identifica, e que sobreviverá, apenas ela, à voragem inexorável dos tempos - nosso espírito! - com repercussões benéficas inquestionáveis também para o corpo!

Quantas vezes um estado crônico de preocupação não esvanece e se transmuta, sob os efeitos de uma prece profunda aliada a estas músicas inspiradas pelas mais altas esferas, presenteando-nos com o sono reparador após os tormentos de uma noite insone - depois do que, não raro, despertamos com as devidas soluções para os nossos dilemas, com o ânimo e a disposição renovados, e de posse de alguma milagrosa diretriz súbita que nos conduza ao desfecho satisfatório de algum impasse? Quantas dores de cabeça renitentes não foram assim acalmadas? Quantos estados mórbidos de espírito, com lamentáveis repercussões orgânicas, não foram dissipados pelo se deixar abandonar por alguns momentos aos efeitos curativos e refazedores destes sons etéreos, em meio a inebriantes arrepios corpóreos e visões internas indescritíveis?!

Quem experimenta a vivência - sem uma única exceção! - haverá de confirmar! Música - a boa e excelsa música, é cura da alma e do corpo, meus queridos, visto que é na alma que se enraíza, em primeiro lugar, todos os males que desde sempre flagelam a humanidade! Remédio incógnito, insuspeitado, que em muitas vezes há de substituir a contento o peso dúbio de antidistônicos e sedativos do rol medicamentoso farmacológico habitual que, se por um lado efetivamente nos induz a forçoso relaxamento dos nervos, de outro, cria risco de dependência, e efeitos colaterais imprevisíveis, se não observado rigor extremo no seu uso e aplicação!

De soma a uma alimentação leve, tanto quanto possível balanceada e a hábitos saudáveis diários, de corpo e de espírito - evitando-se sobrecargas de informações deprimentes no noticiário informativo, ou o se deter demasiadamente em comentários lúgubres sobre as tragédias recorrentes; contendo-se a tempo rancor, stress e aborrecimentos que, em muitas vezes, se bem analisados, se fundamentam em questões fúteis, completamente destituídas de maior importância; aplicando-se maior soma de tempo ao auxílio aos que necessitam; aos cuidados de um jardim; aos bons momentos vivenciados com aqueles que amamos, ou na simples contemplação das belezas naturais que nos circundam, ainda que na amplidão majestosa dos céus infinitos - de arremate a tal estilo leve de se viver, e de se perceber a felicidade plena a partir de atitudes e cenários singelos que podem se enraizar primeiramente em nós mesmos, some-se a isto, amigos, um belo cd com as músicas de Enya, ou com a coletânea de clássicos ligeiros ou de instrumentista nacionais, a seu gosto...

Descobre-se, deste jeito fácil, ser preciso muito pouco para se continuar nutrindo a esperança de que só depende de nós mesmos o se transformar a esfera material terrena no paraíso ideal de nossos melhores sonhos!


Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 21/04/2010
Alterado em 21/04/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras