Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos

NÃO SALVEM O ESQUILO!...
Alguém aí viu o filme para crianças e adultos-crianças, "Era do Gelo 2"?

O que me interessa abordar dele, eu explico resumidamente: paralelo às peripécias dos outros personagens, em plena era de derretimento do gelo glacial aumentando, de maneira perigosa, o nível dos oceanos, há um esquilo maluquinho, cujo único prazer na vida se resume a correr atrás das nozes - da noz ideal! Quando ele a consegue, entra em êxtase - e faz de tudo para conservá-la! Coloca-a em pedestais elevados para que não a roubem, cava buracos para escondê-la, e vai por aí...

Pois, tal como no primeiro "Era do Gelo", neste segundo filme o esquilo prossegue na sua maratona...e metido em toda a série de acidentes e peripécias mirabolantes por conta disso: corre, se arrebenta, desmorona, perde a noz, acha outra, disputa-a, perde-a, a recupera...e, nos momentos finais da história, para susto e momentânea frustração dos espectadores...oh! tragédia! - O esquilinho morre acidentalmente, nos reveses do degelo polar...

A cena final, no entanto (perdoem-me os que ainda não assistiram ao filme, por estragar um pouco a surpresa!), mostra o audaz esquilinho chegando lá nas luzes do firmamento, meio tonto; mas em absoluto estado de êxtase com o que viu: um céu de nozes!! Nozes para todo lado!! Grandes, pequenas, médias...douradas, apetitosas...lindas!!! E no fundo daquele cenário estonteante...a Noz!!! A Noz dos sonhos!!! Imensa!!! Divina!!! Ao alcance das suas mãos, após toda a sua história de luta, sofrimento, sangue e suor atrás da sua noz ideal!!

Parecia inacreditável, mas lá estava ela...ao seu alcance! A apenas alguns passos, sem nenhum obstáculo, à sua espera...e o esquilo extático, hipnotizado, dá os primeiros passos...avança, em fascínio, flutuando...a realização suprema está bem ali! Agora, nada vai atrapalhá-lo!!...

Até que algo insólito se dá...uma turbulência estranha, inesperada, incompreensível...Algo o está puxando!! Ele se atordoa!!! Nããããããããããããããaãããaãããooo!!...

Só quando volta daquele pane, entende: alguém lá embaixo, onde havia morrido, o havia salvo inopinadamente, trazendo-o de volta à vida! E, conseqüentemente, ao inferno!! Para longe da realização suprema da qual estava, segundos antes, apenas há um passo!

Maldita boa ação alheia!!...

Este filme me arrancou, e dos meus filhos, gargalhadas de doer! E proporcionou, a um só tempo, uma reflexão oportuna. "Não salvem o esquilo!!"; o que, em linguagem prática nas nossas vidas, equivale a dizer: confiem na sabedoria de Deus! Enfrentemos as nossas perdas, com algum pesar talvez, íntegros e sinceros nas nossas eventuais saudades e tristezas...

Mas sem desespero! Sem desatino! Nós não estamos, por enquanto, sabendo do outro lado da história de quem se foi - seja lá qual for a forma pela qual esteja nos deixando...

Ele pode estar a um passo de alcançar a sua "Noz"! O seu paraíso sonhado e ansiado, numa dimensão muito mais vasta da vida, da qual, por aqui, não temos uma percepção muito clara...E puxá-lo para trás numa hora dessas - isso sim - para ele representaria a verdadeira morte, um desastre, de um modo que não podemos, por enquanto, compreender...

Seja, então, no momento da perda pela morte, seja através das muitas outras razões que nos distanciam dos entes queridos, meus amigos - deixemos ir o esquilo: porque do seu percurso entende Deus, bem melhor, e acima de nós!

Com amor,


DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. PROIBIDA A REPRODUÇÃO, CÓPIA OU PUBLICAÇÃO SEM A AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DA AUTORA.
Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 15/07/2006
Alterado em 26/09/2006
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras