Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


ESTOU É ME LIXANDO!...

Um deputado caiu na besteira de usar esta expressão feliz (ou infeliz) nos últimos dias e assinou com isso a sua sentença de morte; sentença de morte da sua identidade! De fato, metade hilário, metade lastimável (o tal cômico se não fosse trágico) a verdade é que o cidadão, a partir daquilo, perdeu o nome e o sossego!
 
Abre-se o jornal, e nas manchetes só se vê: "o deputado que se lixa para a opinião pública isso e aquilo...!" E isto, diariamente! Toda vez que me deparo com as tais manchetes não aguento e dou de rir; mas existe uma razão para isso, não tão banal, não tão superficial. É que, para qualquer um dotado de uma capacidade crítica mínima, resta óbvio que o episódio não reflete apenas um deputado... reflete um país!

Começo a pensar que o erro maior do tal "deputado que se lixa para a opinião pública" foi não além do que dar voz ao que todo mundo atualmente faz e diz no Brasil. Pois, inegavelmente, está todo mundo se lixando!

Eles e nós!

Eu e você!


Será  a índole do brasileiro? Afinal, os políticos de há muito se lixam para as calamidades sociais do país, a despeito das promessas de mundos e fundos de campanha. Isto não é novidade. Se lixam para os escândalos sucessivos da vida política e agora, enfim, confessam que se lixam para a opinião pública.

Mas nós também, a esta altura do campeonato, damos mostras perigosas de que estamos nos lixando, e a respeito do que absolutamente não deveríamos estar a nos lixar!

A educação de base anda uma porcaria e, dada a inércia unânime da população, ademais ocupada demais atrás de emprego e de ao menos uma refeição ao dia, conclui-se que toda ela está, de fato, sem tempo, e se lixando para a falta de qualidade no ensino...

A saúde pública está falida, e continuamos nos lixando - todos sofrendo como gado nas filas do SUS e nos hospitais ineficientes; mas não vem, não, atrapalhar o meu futebol e o meu churrasco regado à cervejinha no fim de semana, porque, depois de passado de uma forma ou de outra o sufoco, estou é me lixando! Quem tem que dar jeito na saúde são as autoridades - não é isto mesmo?!

E será que basta blá-blá e blá-blá nas filas de sofrimento do atendimento à saúde pública para que algo melhore?!

Ah, mas estou é me lixando!...

Morte por esmagamento e asfixia nos trens da Supervia e do Metrô - para além de resmungos ocasionais e blá-blás, estou é me lixando!...

Horas de filas no banco... que droga! Mas estou é me lixando!

Dinheiro público desviado, corrupção política, desvios de milhões para fora do país por parte daqueles aos quais dedica o povo o seu valioso voto! Ah! Reclama-se, reclama-se, mas, no final, estamos mesmo é nos lixando!

Começo a pensar que o povo acha até bom. Se ninguém mais se lixasse, acabaria o assunto nos botecos, nas filas de ônibus, nas ruas, nas praças e nos setores de trabalho. Melhor é ficar se lixando! A responsabilidade nunca é nossa, ganha-se o ônus do resmungo e da reclamação pura e simples; e assim a obrigação de cobrar e se pensar soluções, doutra feita, não é nossa!
 
O desconforto é nosso - mas a solução, só "deles"! Dos supostos únicos responsáveis pelo estado caótico ao qual chegamos. Então, melhor e mais confortável ficar "se lixando"! Acalma os nervos, combate o stress...

Será?!...

Não!

O stress continua porque a situação prossegue na mesma, e aqueles a quem se atribui responsabilidades para as soluções estão se lixando! E não acalma os nervos porque, em assim sendo, tudo continua como está - com todo mundo por conseguinte mais danado da vida a cada dia, o que não é lá muito calmante para os nervos.

Enchentes nas ruas onde obras de saneamento e esgoto não são feitos, mas onde também o povo emporcalha tudo com lixo bem ao lado das latas de lixo! Estamos nos lixando!...

Índices de violência alarmantes nas grandes cidades, com todo mundo entrincheirado na própria casa sem ter mais para onde correr e se abrigar dos potenciais perigos cotidianos; ah, mas eu tenho que sair todo dia mesmo, e as autoridades de segurança não estão nem aí...estou é me lixando!...

Amigos... estou  começando a me lixar é para outras coisas...

Já que algo precisa ser feito e, de ambas as partes, ninguém faz - solene e conscienciosamente, me educo, cobro, faço da melhor forma a minha parte... mas anulo o meu voto para todos estes picaretas que estão é pouco se lixando e estou pouco me lixando para o que disso pensem ou deixem de pensar!

Quero segurança na minha cidade!

Quero saúde e lazer de qualidade para os meus filhos!

Quero oportunidade digna de trabalho para todos!

Sobretudo, quero cultura e educação de qualidade no meu país - pois é esta a base, o pré-requisito essencial para que toda uma sociedade não chegue ao ponto lastimável de estar "se lixando" para com a própria situação de profunda indigência no rol das nações avançadas do mundo!

E uma coisa é certa: todos os participantes desta panela amaldiçoada e entronizada secularmente na política brasileira, bem cedo, haverá de parar de se lixar para a opinião pública, no dia em que, unanimemente, o brasileiro se recusar a colocar no poder esta eterna cambada reciclada de picaretas, com um único basta, curto e grosso: 

- Anulo o meu voto!...

E deixando, deste modo, bem claro que "está se lixando" para o que os autores dos "chavões globais", e outros úteis vassalos subservientes e coniventes com o sistema dominante, pensem ou deixem de pensar a respeito!...

Um abraço, 

Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 11/05/2009
Alterado em 11/05/2009
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras