Zênith

"Estar no mundo sem ser do mundo"

Textos


HOMEM DE VERDADE

Vivemos em uma época, e em especial num contexto nacional, onde se faz urgente uma reformulação de conceitos na hora de se educar os filhos.

Tenho filhos. E eis no que procuro ajudar, educando-os para que, por exemplo, o mais velho deles se torne um homem.
 
Um homem de verdade!

Um homem de verdade mostra o seu valor, acima de tudo, pela sua resistência! Por um tipo de resistência na qual reside nada menos que a sua dignidade - maior bem humano que, em tempo algum, deveria ser corruptível ou estar à venda.
 
E este tipo de resistência - que é o autêntico sinônimo de força, mas da força interior, que para tudo e em tudo vale mais - passa longe do que, no nosso século utilitarista, veio adquirir aparências de virtude, de virilidade e de honorabilidade masculina.

Assim, é um homem de verdade quem aguenta, em meio ao trânsito caótico de uma segunda-feira, as barbeiragens e contravenções de trânsito sem ceder ao impulso de despejar três centenas de palavrões para fora da janela de seu carro, indiciando, aí, não qualquer tipo de razão ou de força - mas de fraqueza, em se nivelando, através do seu destempero emocional, à falta de educação dos outros!

É um homem de verdade quem se conhece, e reconhece o próprio valor acima das seculares chacotas dos amigos de colegial; é homem de verdade o que, natural e eventualmente, também goste de futebol - mas rejeitando participar de gangues dentro de torcidas em estádios lotados, onde as pancadarias e mostras recorrentes de selvageria colocam em risco as vidas de inúmeras famílias também presentes para torcer para o seu time: pais felizes, acompanhados de seus meninos e meninas pequenos, de cinco ou seis anos, uniformizados e orgulhosos dos respectivos times em final de campeonato!

Ser homem de verdade passa longe do ser bestial!

Um homem de verdade não bate em mulher! Tão pouco a agride, não somente fisica, mas também verbalmente, ou através de qualquer método de intimidação ou de coação psicológica!
 
Um homem de verdade exercita a sexualidade com a devida noção de responsabilidade, de ocasião e de oportunidade, em função das companhias!
 
Efetivamente, um homem de verdade jamais comprovará sua masculinidade em razão do alarde da quantidade de mulheres sexualmente usufruídas - coisa que não o torna superior a qualquer animal

Um homem de verdade simplesmente sabe conviver sexualmente com o sexo oposto de maneira saudável para ambos, priorizando o respeito mútuo, que assegura, a qualquer tempo, começos e arremates sem traumas, sem ressentimentos.

Aliás, quando diante de mulheres que não sabem ser mulheres de verdade, é bem certamente aí que o homem de valor e de verdade se denuncia, mediante a elegância de caráter e de trato, ao se permitir, tão e somente, seguir o seu caminho!

Homens e mulheres, sem embargos, haverão sempre de fazer colheita justa ao seu plantio.

Homem de verdade não é o mais bruto - é o mais resistente diante das intempéries da vida. Homem de verdade não é o que agride a torto e a direito - mas sim o que resiste ao ataque impensado, pois certamente é nisso, e de fato, que reside a sua superioridade e razão! Pois, se estas existem, serão realçadas, seguramente, pelo seu comedimento, e jamais por qualquer expressão descontrolada!

Homens de verdade
não o são porque falam ou berram palavrões, nem tampouco por o afirmarem o tempo todo, por palavras ou demonstrações grotescas; homens de verdade não o são por já ter abatido sexualmente cinco mil mulheres; homens de verdade longe estão de ser homens, pura e simplesmente, porque, no contexto da promiscuidade, deseducação e força bruta foram adestrados pela rudeza das gerações passadas, e desde a infância, a passar as vinte e quatro horas do dia tentando provar, através deste comportamento, que, por tais razões pré-históricas, são homens!

Amigos: em pleno século XXI, provará ser homem de verdade, unicamente, aquele que, resistindo ao ranço de todos estes estigmas ultrapassados, demonstrar, à luz do dia, o respeito soberano pela vida humana, e em quaisquer de suas manifestações. E, vencendo a borrasca maldita dos nossos tempos sangrentos mascarados de glória, realizar, no dia-a-dia, a melhor essência do ser humano!

Post scriptum: mulheres de verdade sempre, e em qualquer época, reconhecem de cara, e valorizam, os homens de verdade!
 
Tudo o mais, caríssimos, é enganação!


Um abraço, 

 

Christina Nunes
Enviado por Christina Nunes em 02/05/2009
Alterado em 02/05/2009
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras